Dicas

ANATEL EXPLICA

VOCÊ JA OUVIU FALAR EM
PRESTADORA DE PEQUENO PORTE?

As operadoras de pequeno porte são aquelas com até 10 mil usuários. Por contarem com uma quantidade menor de consumidores, elas seguem algumas regras próprias. Se você for contratar serviços oferecidos por alguma dessas empresas, fique atento: nem todas as normas da Anatel valem para as prestadoras pequenas!
Confira o que elas devem fazer e o que só vale para operadoras maiores.

NÃO SÃO OBRIGADAS

– Elas não precisam oferecer a opção de rescisão do contrato automaticamente, ou seja, sem o consumidor ter de falar com um atendente.
– Não têm de disponibilizar, no seu site, mecanismo de comparação de Planos de Serviço e de ofertas Promocionais.
– Não são obrigadas a avisar o consumidor quando seu consumo se aproximar da franquia contratada.
– Não precisam avisar a Anatel com antecedência sobre tudo que consta em seus planos de serviço, ofertas conjuntas e promoções, como as empresas maiores precisam fazer.

SÃO OBRIGADAS

– Elas devem disponibilizar, em seu site, atendimento pela internet que todos os seus consumidores possam acessar.
– A central telefônica deve estar disponível, no mínimo, das 8h às 20h em dias úteis.
– Essas prestadoras devem manter a gravação do atendimento por telefone por, no mínimo, 90 dias. Nesse intervalo, o consumidor pode pedir uma cópia da gravação.

As exigências para prestadoras com menos de 10 mil usuários são mais flexíveis. Elas têm de seguir alguns princípios básicos, como garantir tratamento, acesso e utilização do serviço sem discriminar os consumidores, mandar a conta no formato e no prazo adequados e responder as reclamações e pedidos de informação dos usuários.

CONHEÇA OS PRAZOS DE INSTALAÇÃO E DE
REPARO DOS SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES

Se você é assinante de TV paga ou da banda larga, já pode ter se perguntado se existia algum prazo máximo para que aquela instalação ou reparo fosse feito.
A regra varia conforme o serviço, e você pode conhecê-las abaixo:

TV por assinatura

Instalação
Prazo deve ser acordado entre o
assinante e a prestadora e não pode
atrasar mais de 48 horas em relação à
data marcada.

Reparo
Prazo de até 48 horas a partir da
solicitação do consumidor.

Banda larga

Instalação
Prazo de até 15 dias úteis, contado do
recebimento da solicitação nas áreas
atendidas pela rede da prestadora.

Reparo
Prazo de até 48 horas.

VELOCIDADE DE INTERNET

Saiba oque é importante para o consumidor quando o assunto é velocidade:

Antes da contratação

A prestadora deve informar claramente ao consumidor todas as condições sobre a prestação do serviço.
E mais, as empresas precisam manter níveis de velocidade de acordo com os regulamentos da Anatel. Isso vale mesmo quando você contrata banda larga móvel, com limite de franquia. Lembre-se de consultar sua prestadora para saber qual é a velocidade contratada.
A empresa deve informar a velocidade de acesso a que você tem direito.

Depois da contratação

A velocidade de conexão deve seguir padrões mínimos de qualidade. Prestadoras com mais de 10 mil assinantes que oferecem serviços de conexão à internet têm que garantir ao consumidor:
• Velocidade igual ou maior que, no mínimo, 40% do contratado. Ou seja, quando a prestadora oferece um pacote de 100 Mbps, a velocidade nunca pode ser menor que 40 Mbps.
• Média mensal da velocidade igual ou maior que 80% do contratado. Usando o exemplo anterior, a média da velocidade ao longo do mês não pode ser inferior a 80 Mbps.

Velocidade é o quão rápido o usuário acessa conteúdos na internet. Ela é a responsável por você baixar ou subir arquivos em mais ou menos tempo.

VELOCIDADE DO WI-FI DE SUA CASA:

COMO FUNCIONA E QUAIS OS LIMITES

É comum ocorrer uma perda na qualidade da internet se você utiliza o wi-fi. Quando você contrata internet na sua casa, a distribuição do sinal por wi-fi depende das condições fisicas do canal sem fio, ou seja, vários fatores podem interferir na qualidade do sinal e deixar a internet mais lenta. Por exemplo, deixar o roteador próximo a objetos metálicos pode atrapalhar o funcionamento do aparelho, eletrônicos também podem, às vezes, fazer a velocidade cair, a rede wi-fi do vizinho pode causar interferências, ou obstáculos, como paredes, podem reduzir a qualidade do seu serviço. Além disso, quanto mais distante o consumidor estiver da fonte geradora do sinal, maiores vão ser os problemas enfrentados.

Mas qual a velocidade que a internet via cabo suporta? e o wi-fi?

A velocidade da internet fixa pode chegar a até 10Gbps (gigabaytes por segundo), enquanto a velocidade via wi-fi suporta até 1Gbps. Tanto uma quanto a outra são bem superiores  às velocidades domésticas geralmente contratadas. Assim, elas são mais que suficientes para distribuição local do sinal. Fique de olho: teoricamente, não é o aparelho roteador de wi-fi em si que que reduz a velocidade, mas sim a forma como ele foi instalado e é usado.

Quando há várias pessoas conectadas ao wi-fi de casa, a velocidade de cada um é “proporcional” à quantidade de aparelhos em uso, ou não necessariamente ?

Não, a velocidade de cada dispositivo depende da natureza do tráfego que cada aplicação demanda. Por exemplo, se um dos aparelhos estiver fazendo um dowload pelo sistema de compartilhamento BitTorrent (quem consome bastante banda), é provavel que ele utilize toda a velocidade disponível e os outros aparelhos funcionem com uma velocidade de coneção mínima.

Se você escolher usar a internet de casa apenas como wi-fi (sem usar nenhum aparelho conectado com cabo) a tendência é que a velocidade fique menor, em função das possíveis interferências.

*Conteúdo extraido da cartilha da ANATEL

SAIBA COMO FUNCIONA O WIFI DA SUA CASA

SABIA QUE O WI-FI PODE CAUSAR LENTIDÃO NA SUA INTERNET?